Só não muda de idéias
quem não as tem.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Num início monótono alguém ditou todas as regras do jogo e em seguida todas as gerações, inclusive a nossa, aceitou-as e disse amém. Será?
Pergunto-me a respeito destas tais regras todos os dias da minha vida. Acredito ser impetuoso o receio que todos teem em tocar no assunto. O truísmo é esse:"política, religião e futebol não se discutem!". Sugiro uma vírgula à esta frase e ouso em dizer que são assuntos necessários ao discurso, porque caso contrário, tornam-se imposições a todos nós. Qualquer ser humano tem o direito de ser passível, mas concordo plenamente com aqueles que não são absorvidos pelo todo. Digo mais: admiro aqueles que são curiosos, que tem o ímpeto de questionar e de abrir novos pontos de vista.
Deixo de lado o dito popular e proponho um questionamento: você já se perguntou a respeito da sua fé? Você já se questionou sobre os vícios que mantém? Sobre o amontoado de frases clichês que dizemos a todo momento? Fé, amigo.
Lembro-me de quando era criança, sempre pensei no porque de falarem tão mal da pobre coitada da serpente. Era só uma serpente, um animal como um outro qualquer. Ainda tenho minhas dúvidas a respeito de certas ideologias, mas é claro que meus questionamentos não são mais apenas sobre a teoria criacionista, infelizmente.
A oratória torna-se instrumento de persuasão, chantagem como meio de vassalagem. A idéia é essa: existe um céu e um inferno, se você for bonzinho e penar a vida toda na terra, vai para o céu; caso contrário...bom, vocês já devem saber. Mas não será essa uma forma de nos manter "na linha"? E que senhor tão bondoso será esse que hora nos dá o paraíso, noutrora o inferno? Isso, quando não se aproveitam da ingenuidade de mentes não esclarecidas, pessoas carentes, fazendo milagres e pedindo o dízimo para a construção do "reino de Deus" - e de seus castelos no exterior.
95% da população mundial acredita em uma determinada crença, seja ela qual for. Vejo e me acostumo diariamente a desconfiar de tantos meios para chegar a um único objetivo, a "salvação". E salvação do que? Não consigo acreditar e enxergar a razão pela qual suplicamos a ajuda de um ser superior. É normal ter fé, e se você não tem, você não é um de nós. Diante de tudo, resta-me desconfiar até a última gota da fé que temos ou que nós, pobres seres efêmeros, deixamos de ter.
Pronto, desabafei.

7 comentários:

Michelle M. disse...

"pronto desabafei" hahhahahhaa...
gostei do final!

foi como se depois de tanto tempo voce se libertasse das correntes (como dizia Platão)e pudesse então dizer tudo o que verdadeiramente sente.
Não devíamos ter medo de dúvidar, mas infelizmente é oque acontece com a maioria das pessoas quando há um questionamento sobre fé.

assino em baixo de tudo o que voce disse.
na verdade, o ser humano por natureza tende a ser questionador e quando nao encontra resposta para suas perguntas bota a culpa em algo/alguém que nomeamos "Deus".
> se voce quebrou a perna é porque Deus quis castigá-los
> se voce se divorciou é porque Deus achou melhor que fosse assim...

eu, particularmente, estou em uma fase muito "duvidosa", se é assim que se diz.
mas as vezes me pego apelando a Deus. como quando estamos naqueles dias em que tudo dá errado a primeira coisa que vem a cabeça é um "pelo amor de Deus" ou quando um parente está no hospital... "por favor meu Deus..."

é ou não é ? :P

Bruno Cavalcanti disse...

Aleeeeluuuiiiaaaaaaa!!!!!! O texto que eu tanto esperava, finalmente finalizado e registrado! Ele está ótimo! Se o rascunho já tinha me deixado com o "rabinho abanando" como diz a Rita, ele completo me deixou... é inclassificável meu estado de espírito ao ler um texto desses e saber que essa alma pensante é, além de minha amiga, uma pessoa pouco (BEM pouco) mais velha q eu... da minha mesma geração! Fico contente e aliviado em saber que esse mundo tem salvação! O texto está mara e eu peço licença a vc (mas vc sabe q nem sempre é assim) para publicá-lo no meu modésto blog! rsrsrs.

querida, parabéns sempre! Vc é ótima!

bjs mil.

BC.

Bruno Cavalcanti disse...

Aliás, lendo um trecho do comentário da Michelle aí em cima, me lembrei de uma coisa com esse "ando meio duvidosa"... uma crônica do Saramago! Ele duvida de tudo e todos, inclusive da fé em Deus por vezes... eu morri quando li! Vou procurar e, tão logo encontre, te mostrar!

Bruno Cavalcanti disse...

http://brunoparticular.blogspot.com/

;)

Michelle M. disse...

cade?
quero mais!!!

olho pelo menos uma vez por semana seu blog e o da Bru...
to esperando o próximo texo!!!

não se esqueça que eu sou a fã de carteirinha número 1!

;)

Bruno Cavalcanti disse...

E agora vamos para mais um hiato de quanto tmepo sem sermos brindados com mais um texto seeeuuu????

daniel0025 disse...

suas ponderações fazem muito sentido, minha cara chilena

eu, mesmo sendo cristão, as vezes me pergunto e pergunto a Deus também o que é que se passa.

qnt ao deus bonzinho, cabe uma ressalva: Deus é amor, mas também é justiça. diz um velho sábio amigo meu: "amor sem justiça é leviandade, e justiça sem amor é crueldade". Faz sentido pra mim :)

keep writng o/