Só não muda de idéias
quem não as tem.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Parente a gente não escolhe .

Amor também não.

Quando a gente nasce não escolhemos qual mãe teremos, qual pai iremos ter. Na verdade, a gente nem escolhe nascer. Simplesmente, nasce-se. Viemos ao mundo com irmãos, com uma mãe que nos esperou durante nove meses, com um enxoval da preferência deles, um tio mais ou menos chato que aperta nossas bochechas e uma avó que faz nossas vontades. Tudo assim, meio sem escolha.
A gente cresce e começa a ter esse direito. Só que junto com as escolhas, nossas opiniões, os conflitos com a família, as amizades, a vida, e é claro, o amor.
Tá aí outra coisa que não se escolhe. Pô, imagina se pudéssemos escolher nossos pais, irmãos e tudo mais? Eu só ia querer ser filha do Bill Gates com a Madonna e irmã do Jack Johnson. Mentira, eu não ia querer ser irmã dele não, ele é charmoso demais para ser um irmão.
Mas não há como trocar de família, como escolher seus parentes. E não haveria a menor graça se todo pai gostasse do genro, se nossas mães não nos explorassem e se nossas irmãs não fossem pentelhas.
Em bom português chileno, digo que o amor não se escolhe. Assim como meu cabelo, ele tem vontade própria. Ah! Se eu pudesse escolher de quem gostar, de quem desgostar! Tão mais simples seria. Continuo não acreditando muito nele, mas as escolhas que eu farei talvez me levem a encontrá-lo, ou não. Talvez minha mãe goste dele, talvez ele nem aconteça.
Quando ficamos resfriados podemos escolher entre tomar benzetassil ou passar na farmácia e levar amoxicilina para casa. Porém, tudo o que é intimamente ligado ao coração, assim como nossos parentes que dividem nosso DNA, e nossos amores, que muitas vezes nos fazem sentir falta do ar, é meio pré destinado. Involuntariamente, são coisas do coração, e o mais sábio a fazer não é entender, apenas sentir. Como já disse Gonzaguinha: Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita!

4 comentários:

Mineira à paulista! disse...

Aah Thais! a vida é um trem engraçado, sô. imagine quanta coisa podia ter acontecido pra nos conhecermos e ao mesmo tempo para que isso não acontecesse. eu poderia muito bem estar lá na Unisa como eu tanto quis. Mas por algum motivo mais forte eu fui parar no 1ºC lá do Calhim pra conhecer uma Chilena/Brasileira que na verdade era quase minha vizinha! Parente a gente não escolhe, assim como amigos e amores. Mas eu sou muito, muito feliz por te ter na minha vida. E se eu pudesse voltar atrás não teria feito nada diferente porque te conhecer, conhecer todo mundo lá da sala foi uma das melhores coisas da minha vida. E daí se não vai ser pra sempre? E daí se a gente não passar na porcaria do vestibular? E daí se nunca tomei um porre danado com vocês? Eu tenho lembranças que valem por todas essas que ainda estão por vir. Obrigada, irmã gêmea da minha.



p.s.: A Deborah está linda na foto, nem parece que tem uma irmã que nem você! :D


tchrãm! xD

Beeh disse...

A M E I'
Muito linda a postagem, vocees tem muita imaginação, eu não :(
maas o meu blog tah novinho ainda, jaja tem mais coisas :D
o sei tah lindo parabens !!

Daniel. disse...

Olá!
Tem um convite pra você no meu blog. Espero que goste. Beijo, senhorita Melendez!

Daniel. disse...

gostei do design novo